quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Vamo lá


Hoje tá tudo meio devagar minha M chegou, estou com uma fome de leão.

Esqueci de falar meu DVD de ginastica chegou, faz uma semana que faço exercicio quase todos os dias.

Mais uma reportagem que li:


Pense como magra e dê adeus à gordura
Está na hora de agir como quem quer emagrecer e se livrar de uma vez por todas dos quilos extras
Você faz um enorme esforço, perde alguns quilos e fica toda empolgada com o resultado. Depois de algum tempo, porém, a força de vontade diminui e, quando vê, seu corpo já recuperou todo o peso de volta. Se isso lhe pareceu familiar, provavelmente você faz parte do grupo de pessoas que emagrecem o corpo, mas que continuam pensando como gordos. "A única forma de conseguir resultados permanentes é passar a pensar como uma pessoa magra", afirma a nutricionista Teresa Labanca, do Hospital Balbino, no Rio de Janeiro. Ou seja, para chegar lá, é preciso adquirir novos hábitos e ter atitudes de quem está de bem com seu corpo, como:

Não pule refeições. O primeiro mandamento para quem busca o peso ideal é alimentar-se regularmente: no mínimo quatro refeições por dia. Os horários não precisam ser obedecidos à risca, mas não fique mais de quatro horas sem comer. "Quando você fica em jejum, o seu organismo libera substâncias de estresse. Essa é a principal razão para aumentar a compulsão alimentar", diz Teresa.

Apague os pensamentos gordos. Na próxima refeição, tente separar o que é fome e o que é gula. "Durante o almoço, antes de terminar o prato, faça uma pausa de 3 minutos. Se sentir vontade de comer, possivelmente é fome. Mas se achar está satisfeita, é gula", explica Fernanda Pisciolaro, nutricionista e membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, ABESO.Tenha um diário. É comum ouvir pessoas que estão de dieta dizerem: "Não sei por que não emagreço, eu só almocei salada". Muitas delas se esquecem de mencionar o cafezinho depois do almoço. Por isso, a melhor maneira de identificar os próprios deslizes e, conseqüentemente, corrigi-los, é anotando no papel tudo o que você come ao longo do dia.

Treine o autocontrole. Basta um aniversário na família para que toda a sua dedicação alimentar vá por água abaixo. "Você não precisa passar vontade, mas precisa ter autocontrole", afirma Fernanda. "Em vez de comer no automático, faça planos do que vai comer: 1 lanche, 5 salgadinhos e 2 brigadeiros, por exemplo", ensina a nutricionista.Espere 10 minutos antes de beliscar. "Quando der vontade de atacar a despensa, tome 2 copos de água gelada ou chá quente. Depois, distraia-se com outra atividade. A compulsão alimentar dura em média 8 minutos", afirma Fernanda. Uma segunda dica é tomar 1 copo de água morna com 1 colher (chá) de mel e gotas de limão.

Seja preguiçosa com o garfo. "O tempo ideal para uma boa refeição é, no mínimo, 25 minutos", ensina Fernanda. Para diminuir o ritmo, crie o hábito de mastigar lentamente, pousando os talheres entre as garfadas. Não tenha pressa; saboreie o alimento.